sábado, setembro 16, 2006

Sonhar


Disseste-me hoje que irias dar aulas numa instituição que me é muito cara.
Lá aprendi o significado de paixão, lá aprendi a amar, lá percebi que havia um mundo para além de mim. Que espreitava por detrás dos então altos muros dos seus recreios. Onde corria e brincava. Onde sonhava. Em ser grande. Como ainda hoje sonho. Sei que um dia serei.
E sei que me ajudarás a sê-lo.

Sinto saudades. De ser criança outra vez.
Das pinturas corporais com tinta de água no recreio. E dos banhos à mangueirada no fim.
Das idas à praia. Das maçãs comidas com areia.
Dos relógios desenhados no pulso com canetas Bic.
Das construções com Legos que alguém teimava em estragar.
Das sestas forçadas em que ficava a ver o tecto e os adultos passar.
Dos concertos imaginados em cima de um palco também ele imaginado.
Dos canteiros que pareciam selvas e onde perdia berlindes.
Até dos bibes manhosos e dos chapéus de palha redondos...
Só tenho pena de não ter podido aprender a dançar quando lá andei...

Que saibas dar ritmo e cor à vida desses miúdos. Porque quando olharem para ti sonharão em ser grandes.




(fotografia: press da RTP;
panorama de Blackpool. autoria de E300DSL;
música: "Refuge (When It's Cold Outside)", retirado do álbum "Get Lifted", de John Legend.)