domingo, março 05, 2006

É hoje!

É hoje. A cerimónia de entrega dos Oscares. E para grande pena minha não vou poder ver...
Que saudades dos tempos de escola e de faculdade em que ficava acordado a ver até ao fim. E que não me importava minimamente em chegar mais tarde...
Lá vou eu ter que ver se o vídeo ainda trabalha...
Quanto aos eleitos não vou fazer prognósticos até porque ainda não vi os filmes todos, mas espero sinceramente que quem vença mereça. Fartos de lobbies andamos nós.

Já passou. Sem grandes ondas, com algumas surpresas (para alguns) mas justificadas. Como não vi os outros dois grandes candidatos a filme do ano (Capote e Brokeback Mountain) não posso afirmar convictamente que foi a decisão mais justa, mas para mim foi sem dúvida a mais acertada. O tema abordado em Crash é indubitavelmente mais preocupante mais actual e mais importante do que o abordado nos restantes. Mais: é o retrato da sociedade americana, que se desmorona e arrasta consigo as suas gentes. E é algo que começa a afligir a Europa. As tensões raciais, o medo e o ódio são geradores de enormes rupturas sociais, injustiça e crueldade, como só o Homem consegue demonstrar.
Talvez com este Oscar este filme ganhe mais visibilidade e dê a sua contribuição para mudar o que vai mal nas sociedades ocidentais (porque nas outras isto não serve...) .