domingo, abril 02, 2006

Arquitectura - Waterside Apartment Towers, Nova York

Projecto: Waterside Apartment Towers
Autores:Davis, Brody & Associates

Os edifícios que hoje apresento incluem-se ainda na metrópole nova-iorquina e são um exemplo da dispersão do movimento Brutalista (post a surgir em breve) e são da autoria da firma Davis, Brody & Associates.
Denominados de Waterside Apartment Towers, e erigidos numa plataforma em East River, estes edifícios foram concluídos em 1974, 11 anos após o início da fase de projecto, em 1963.
O plano pretendia prolongar a linha de costa em curva ao longo da FDR Drive, criando uma comunidade num alinhamento de 13 torres, que acabaram por ser reduzidas para apenas quatro que foram colocadas numa plataforma de 3 pisos que contém o estacionamento e que define uma praça pública virada para o rio Hudson.
As quatro torres residenciais apresentam 1470 unidades habitacionais, algumas subsidiadas e destinadas a famílias com menores rendimentos (as chamadas habitações de custo controlado ou bairros sociais cá no burgo), apesar de inicialmente estar prevista uma torre inteira para este tipo de habitação.
A maior das quatro torres tem 122 metros de altura e um total de 41 pisos.
As torres são revestidas a alvenaria, com vãos alinhados verticalmente, cantos chanfrados e nichos que se transformam em consola nos pisos superiores para albergar os apartamentos mais espaçosos.
O piso tipo é composto por um núcleo central que contém os ascensores e as escadas de emergência e corredores curtos ligando aos cantos dos polígonos exteriores (aqueles que se situam nos cantos do polígono que forma o núcleo da torre, ver plantas de pisos tipo), que por sua vez, dado ser o canto sem exposição solar directa, contêm as zonas húmidas (cozinhas e instalações sanitárias). Cada piso dispôe de uma alternância de fogos que variam entre estúdios e T3, que, como referi, possuem as cozinhas e instalações sanitárias numa espécie de zona interior de serviço.
Além das quatro torres, este complexo é composto também por vinte e cinco moradias duplex.
A forma das torres , facetadas e chanfradas e maiores no topo, foram pioneiras na forma como aumentavam a área útil à medida que se subia de piso, opção depois adoptada por muitos outros edifícios em Nova York. Fazem lembrar também os arranha-céus dos anos 20/30, os famosos “bolo-de-noiva”, dos quais destaco o Chrysler Building e o Empire State Building, por serem os mais mediáticos, na forma irregular que apresentavam, dadas as restrições regulamentares da época, embora no caso das Waterside Towers o volume maior se apresente no topo. Esta opção destaca este conjunto das torres da mesma altura, monolíticos representantes do Modernismo e do International Style.
Um edifício de quatro pisos ao longo da FDR (Franklin Delano Roosevelt, sempre se aprende alguma coisa com os filmes...) Drive proporciona uma barreira sonora eficaz e define também o lado poente de uma praça central. Este edifício contém lojas, moradias com terraços e equipamentos, entre os quais uma piscina e um teatro.
A plataforma do lado do rio desce formando um anfiteatro em que se concentram restaurantes e escritórios.
A opção de torres em detrimento de outras formas de ocupação do espaço foi tomada para minimizar a obstrução de vistas de Manhattan.
No lado da praça virado para o rio, num edifício de frente para Manhattan, estão localizadas as inúmeras lojas que compõem a zona comercial daquela comunidade. O material predominante em todo o conjunto, seja nas torres ou nos restantes edifícios, bem como nos caminhos pedonais é a alvenaria em tijolo avermelhado como se pode verificar nas fotos.
Incluída no conjunto edificado está a Escola Internacional das Nações Unidas (projectadas por Harrison, Abramovitz & Harris em 1973), ocupando a ponta nascente da platforma onde se insere toda esta intervenção. Após acesos debates acerca da sua inclusão na zona das Nações Unidas na First Avenue, acabou por ser construída aqui como uma unidade isolada, sobretudo por questões de segurança.
A única ligação directa a Manhattan, se exlcuirmos aquela que liga o estacionamento à autoestrada (motorway, como eles lhe chamam), é uma ponte pedestre ou passagem aérea, como queiram, sobre a FDR Drive até à 25th Street, contribuindo para o isolamento deste conjunto com o resto da cidade.
O complexo habitacional é praticamente um enclave, dado o isolamento que as 6 faixas de rodagem da FDR Drive impõem no seu relacionamento com o resto da cidade de Nova York, que embora atenuado pela vista espectacular e privilegiada que o local dispõe não deixa de causar um afastamento daquela comunidade que traz alguns problemas a nível funcional, muito embora possa contribuir para preservar a segurança naquela zona, uma vez que apenas dispõe de uma entrada.
E já que a Sra. Professora me repreendeu (com razão, devo acrescentar),penso que será apropriado escrever em jeito de epílogo que este é um exemplo de como o movimento brutalista não é sinónimo de falibilidade e de desiquilíbrio social.
Poderá dizer-se que este projecto foi bem sucedido onde muitos falharam devido à soma feliz de condicionantes que estiveram na génese desta intervenção e que determinaram decisivamente o êxito da mesma.
Sucesso eventual ou sucesso deliberado?