American Gangster
Bom filme, grandes actores, Russel Crowe e Denzel Washington (palavras para quê), Josh Brolin (quem não se lembra dele numa série de "cowboys" que dava há uns - largos - anos? Ok. Talvez nem todos vissem Tv nos finais de 80, inícios de 90 como eu via. Era um imberbe e a minha vida nocturna era um copo de leite antes de me deitar... "No Country for Old Men/Este País Não É Para Velhos" diz-vos alguma coisa?), e até um actor que já tinha antecedentes de andar a traficar droga (no pequeno ecrã, não na vida real... O calculista "Stringer Bell" da série "The Wire". "A" série.), de seu nome Idris Elba, dirigidos por um grande realizador, Riddley Scott, cenários que ficam bem em qualquer filme (New York, Harlem, New Jersey...) e boa música.
Do filme, ou da história propriamente dita não preciso dizer grande coisa. Basta irem ao imdb.com.
Dos actores e realizador muito menos. Galardoados diversas vezes.
Já da música...
Sons de Johnie Cash, John Lennon e Paul Mccartney (na voz de Lowell Fulsion), John Lee Hooker, The Rascals, Louis Armstrong, Hank Shocklee, Public Enemy.
E Anthony Hamilton.
Os sons são (muito) bons mas fundem-se no filme.
Hamilton destaca-se.
Quando ouvi uma música (nova, que agora sei chamar-se "Stone Cold") numa determinada cena pensei logo "este é o Anthony Hamilton". Se já estava entusiasmado com o filme fiquei mais ainda depois de ouvi-lo na Banda sonora. Quando na cena seguinte vejo-o a participar no filme (a cantar no clube nocturno onde se desenrolava a acção) entrei em delírio!
É bom saber que um artista como o Anthony Hamilton tem mais algum tempo de antena. A ajudá-lo a alcançar a dimensão que ele merece. E ainda por cima num filme que atinge uma audiência tão abrangente quanto este. E que certamente ainda não conhece o seu som.
Um filme tão violento a destacar um músico que passa uma mensagem tão distante dessa violência. Aleluia. Já estava farto do binómio filme violento/música-a-glorificar-a-violência.
Assim fica bem melhor.
Imagem: "Harlem", retirado de streetsblog.org, site sobre NY que aconselho. Faz parte do New York City Streets Renaissance, uma iniciativa sobre alternativas ao automóvel para NY, e aborda questões urbanas, planeamento, urbanismo, cidadania, questões sociais, sobretudo centradas nos transportes. Em suma: o tema central desta posta deveria o streetsblog/NYCSR e os problemas que discute...mas não são só os americanos que gostam de dar destaque às notícias sem grande importância e pôr em rodapé aquelas que realmente deveriam preocupar-nos... (olha...outra posta que valia a pena...);
panorama: (no topo do site) "...". autor, Geno;
Anthony Hamilton - American Gangster Soundtrack - "Do You Feel Me"
.
Etiquetas: Cinema, Guerra, Música, Transportes